Sumário
Introdução
Muitas pessoas tem duvidas sobre a forma que o nosso [Sistema Hierárquico] funciona, e/ou compreendem o mesmo de forma errada, por isto, está página tem o intuito de responder a dúvidas ou má interpretações sobre os métodos que a Omniversologia utiliza para escalar personagens e obras fictícias.
Dimensões Espaciais e Temporais
P: Porque esta Wiki considera que [personagens de dimensões superiores] automaticamente tem certos Níveis?
Resposta: O nosso Sistema Hierárquico é baseado em ideias como a dimensão de Hausdorff, o infinito em geometria projectiva e afins.
Em resumo: Oque ocorreria se um quadrado (ou qualquer outra forma bidimensional) surgisse em um espaço de três dimensões? Como seres e coisas 2-D obviamente não tem profundidade, mesmo que tenham massa infinita, sua massa seria nula em um espaço de dimensões superiores.
Ao contrário disto, se uma forma 3D surgisse em um espaço bidimensional, mesmo que tivesse massa finita, o mero ato de ter um eixo a mais faria com que a massa de algo 3D sempre seja infinitamente maior que um espaço de duas dimensões.
Por consequência, todo ser de dimensões superiores é mais que infinitas vezes superior a qualquer espaço de dimensões inferiores.
Em resumo: Oque ocorreria se um quadrado (ou qualquer outra forma bidimensional) surgisse em um espaço de três dimensões? Como seres e coisas 2-D obviamente não tem profundidade, mesmo que tenham massa infinita, sua massa seria nula em um espaço de dimensões superiores.
Ao contrário disto, se uma forma 3D surgisse em um espaço bidimensional, mesmo que tivesse massa finita, o mero ato de ter um eixo a mais faria com que a massa de algo 3D sempre seja infinitamente maior que um espaço de duas dimensões.
Por consequência, todo ser de dimensões superiores é mais que infinitas vezes superior a qualquer espaço de dimensões inferiores.
P: Em quais casos o uso de dimensões superiores não aumenta o nível de poder das personagens?
Resposta: Quando as "dimensões superiores" se baseiam na Teoria das Cordas e teorias semelhantes, pois tais dimensões são menores que átomos tridimensionais, além é claro, de quaisquer casos que "dimensões superiores" não seja utilizado no sentido de "Coordenadas espaciais adicionais".
Se a Dimensionalidade de duas personagens for igual, como eu poderia saber qual personagem é mais forte que a outra?
Resposta: As dimensões superiores ainda tem diferentes linhas-bases apesar de tudo, a maneira para decidir qual personagem tem a linha-base superior neste caso é analisando sua força DENTRO da dimensão em que habitam, por exemplo: entre uma personagem capaz de destruir uma parede 5D e outra capaz de destruir uma galáxia 5D, qual você acha que é mais forte?
Por mais que ambas as personagens sejam de Classe 1-C Baixo, obviamente uma galáxia é superior a uma parede, desta forma, duas personagens podem terem a mesma dimensionalidade, mas uma ser superior a outra, pois dentro da dimensão em que habitam, ainda existem estruturas mais resistentes e complexas umas que as outras.
Por mais que ambas as personagens sejam de Classe 1-C Baixo, obviamente uma galáxia é superior a uma parede, desta forma, duas personagens podem terem a mesma dimensionalidade, mas uma ser superior a outra, pois dentro da dimensão em que habitam, ainda existem estruturas mais resistentes e complexas umas que as outras.
P: Uma personagem afetar uma estrutura de dimensões superiores significa que a dimensionalidade da mesma equivale a estrutura afetada?
Resposta: Não, na ficção a potência de ataque de uma personagem pode ser superior ao seu respectivo nível existencial, por consequência uma personagem pode ser 3D, mas ainda afetar estruturas, seres e etc de dimensões superiores.
P: Uma estrutura que é 5D ou superior tem tempo, isto não significa que a mesma na verdade é quadridimensional?
Resposta: Não, pois o tempo não é limitado a 3 dimensões de espaço, quando diz-se que "o Espaço-Tempo é quadridimensional", isto se refere ao espaço-tempo do universo em que vivemos.
O tempo funciona como um eixo atrelado ao espaço, aonde houver espaço, haverá um eixo temporal, independentemente da dimensão de espaço, a mesma possui tempo, oque muda apenas é a dimensionalidade da estrutura, desta forma, uma estrutura de por exemplo, 5 dimensões de espaço poderá ter um eixo temporal, oque a tornaria em sua totalidade, um espaço-tempo 6D, da mesma forma, uma estrutura pode ser um Espaço-Tempo 3D, sendo formada por dois eixos de espaço, e 1 eixo de tempo.
O tempo funciona como um eixo atrelado ao espaço, aonde houver espaço, haverá um eixo temporal, independentemente da dimensão de espaço, a mesma possui tempo, oque muda apenas é a dimensionalidade da estrutura, desta forma, uma estrutura de por exemplo, 5 dimensões de espaço poderá ter um eixo temporal, oque a tornaria em sua totalidade, um espaço-tempo 6D, da mesma forma, uma estrutura pode ser um Espaço-Tempo 3D, sendo formada por dois eixos de espaço, e 1 eixo de tempo.
P: Uma personagem transcender a um Espaço-Tempo é sempre um feito 5D?
Resposta: não, conforme explicado anteriormente, um espaço-tempo não necessariamente se limita a 4 dimensões, por isto, o nível de "transcender a um Espaço-Tempo" pode variar se for um espaço-tempo inferior ou superior ao que conhecemos.
P: Dimensões compartilhando do mesmo Espaço-Tempo automaticamente "debunkaria" as mesmas?
Resposta: Não, esta Wiki considera que independentemente dos fatores, eixos/dimensões superiores de espaço e tempo sempre terão uma diferença mais que infinita entre si, mesmo que compartilhem do mesmo Espaço-Tempo, ademais, "dimensões compartilhando do mesmo espaço-tempo" não é um "desfeito" para a cosmologia, apenas significaria que o espaço-tempo em questão abrange a infinitos eixos de espaço.
P: Se uma obra abordar a Teoria das Cordas, automaticamente todas as dimensões que a mesma trabalha seguem fielmente este "modelo" de dimensões subatômicas?
Resposta: Não, pois, uma obra fictícia pode por exemplo, abordar tanto dimensões no sentido de elementos com mais eixos de espaço, quanto abordar dimensões subatômicas, as tratando como coisas separadas que coexistem no mesmo universo, uma obra fictícia também pode se inspirar na Teoria das Cordas em algum quesito, mas, ainda trabalhando com dimensões com Transcendência quantitativa, no fim, é uma questão de contexto, depende inteiramente da respectiva obra e como a cosmologia da mesma é trabalhada.
P: Uma estrutura sendo mencionada como um "Hiperespaço" é o suficiente para a mesma sendo minimamente [Nível 2 : Macrocósmico]?
Resposta: Não necessariamente, o termo "Hiperespaço" na ficção pode ter um significado que varia de obra para obra e contexto para contexto, uma menção a "Hiper-Espaço" pode ser meramente uma nomenclatura ou figura de linguagem por exemplo, por isto, depende inteiramente do contexto da respectiva obra.
P: Uma estrutura que engloba um espaço infinito seria de dimensões superiores ao respectivo espaço?
Resposta: Não necessariamente, por exemplo: o Conjunto de Números Inteiros abrange aos Conjuntos de Números Impares e Números Pares, mas todos os três Conjuntos ainda tem a mesma Cardinalidade. Em termos mais simples e diretos: uma estrutura pode ser infinita, e conter uma estrutura igualmente infinita dentro de si.
P: Uma estrutura maior que um espaço de tamanho infinito automaticamente seria de dimensões superiores ao mesmo?
Resposta: Sim, não existe nada "entre" Infinito Contável e Infinito Incontável, oque consequentemente significa que se algo é maior que Infinito Contável, automaticamente é equivalente a Infinito Incontável.
P: Como dimensões temporais podem impactar a hierarquização?
Resposta: A relação entre as dimensões espaciais de um universo e a(s) dimensão(ões) temporal(is) adicional(is) pode ser visualizada como algo semelhante aos fotogramas de um filme colocados lado a lado. Basicamente, a direção temporal pode ser pensada como uma linha composta por um infinito não enumeravel de pontos, cada um dos quais é um "instantâneo" estático de todo o universo em qualquer dado momento, com o conjunto de todos esses eventos constituindo a totalidade do espaço-tempo.
Essa estrutura pode então ser generalizada para qualquer número de dimensões, razão pela qual destruir um contínuo espaço-tempo é um feito maior do que destruir apenas o conteúdo do universo físico (Baixo 2-C, em vez de 3-A ou Alto 3-A).
P: Como "dimensões hipertemporais" podem atingirem [Ranque 1-C Baixo] ou superior?
Resposta: A lógica utilizada é que uma "estrutura hipertemporal" pode abranger a um infinito não enumeravel de pontos, com cada um sendo um "momento" no tempo de um espaço-tempo quadridimensional.
Isto pode ser generalizado para quaisquer números maiores de coordenadas hipertemporais.
Isto pode ser generalizado para quaisquer números maiores de coordenadas hipertemporais.
Ranque 1-A
P: Porque esta Wiki considera que transcender ao conceito de dimensionalidade sempre é 1-A?
Resposta: Nossa Wiki considera a ideia de que, a menos que seja dito o oposto, os conceitos na ficção funcionam como Conceitos Universais, que resumidamente, seriam formas abstratas que antecedem, governam e englobam tudo ligado as mesmas, por serem a própria concepção daquilo, nesta lógica, o Conceito Universal de "dimensionalidade", seria a própria concepção do oque é dimensionalidade e suas propriedades, por consequência, abrangeria tudo oque se encaixar como "dimensionalidade", oque inclui 1D, 3D, 26D, I.D e etc, por isto o transcender seria Nível 1-A, independentemente de quantas dimensões superiores existem na respectiva obra. Para mais informações, leia a [esta explicação].
P: Porque transcender o conceito de espaço é 1-A?
Resposta: A definição de dimensões é: "o número mínimo de coordenadas dentro de um espaço, com o intuito de calcularem suas respectivas propriedades", o espaço inerentemente é uma dimensão, enquanto coordenadas são simplesmente um meio de calcularem suas propriedades, nesta lógica, o Conceito Universal de espaço abrange ao conceito de dimensionalidade (todas as possíveis coordenadas espaciais e temporais), por isto o transcender é Nível 1-A.
P: Porque transcender o conceito de distância é 1-A?
Resposta: A definição de distância é "uma quantia de espaço entre duas coisas", a distância existe em todas as dimensões, apenas mudando o seu valor e como a mesma poderia ser utilizada, um "espaço" de zero dimensões tem o conceito de distância, mas o seu valor é zero, da mesma forma, um espaço de infinitas dimensões tem o conceito de distância, mas tem infinitamente mais direções em que a distância poderia ser calculada se comparada a um espaço de N-Dimensões. Mesmo a distância física entre as dimensões não necessariamente muda, apenas como a mesma poderia ser calculada.
Se o conceito de distância não existe, então a ideia de "quantidade de espaço entre duas coisas" não existe, se o conceito de distância é transcendido, então consequentemente toda e qualquer quantia ou medida de espaço é transcendida. Em outras palavras: ao transcender o conceito de distância, a personagem também transcende ao conceito de espaço, que por sua vez abrange a toda a dimensionalidade.
P: Porque personagens com [Transdualidade] Tipo 2 automaticamente são consideradas 1-A?
Resposta: Porque uma personagem com Transdualidade Tipo 2 transcende ao conceito universal de "Dualidade", oque inclui os conceitos de espaço e tempo.
P: Porque transcender infinitas dimensões de espaço não é Nível 1-A?
Resposta: "Infinitas dimensões" na ficção nada mais é do que dimensionalidade equivalente a Aleph-0, ao transcender tais dimensões, a estrutura ou personagem tem dimensionalidade equivalente a Aleph-1, e oque a transcende tem dimensionalidade igualmente a Aleph-2, assim sucessivamente.
Em outras palavras, transcender infinitas dimensões nada mais é do que empilhar coordenadas, ainda sendo algo limitado aos conceitos de espaço e tempo.
Em outras palavras, transcender infinitas dimensões nada mais é do que empilhar coordenadas, ainda sendo algo limitado aos conceitos de espaço e tempo.
P: Oque uma personagem precisa para ser de nível Alto 1-A ou superiores?
Resposta: É necessário "transcender 1-A no mesmo nivel em que ele transcende aos níveis inferiores" para ser Alto 1-A, isto seria ter uma transcendência mais que quantitativa sobre 1-A, um exemplo disto seria uma [transcendência R>F] sobre uma estrutura Meta-Dimensional.
P: Porque esta Wiki considera que "conceitos superiores" de "dimensionalidade", "espaço" e afins são Nível 1-A ou superiores?
Resposta: Por esta Wiki considerar a ideia de que conceitos na ficção sempre funcionarão como conceitos universais ou semelhantes, a mesma considera que "conceitos superiores" seriam conceitos de qualidade superior aos que conhecemos, por consequência, qualquer coisa que opere dentro de um "conceito superior de dimensionalidade" já teria de uma qualidade superior a toda a dimensionalidade "conhecida", oque tornaria conceitos superiores de dimensões Nível 1-A ou superiores.
P: Uma personagem que foi até uma estrutura 1-A automaticamente também é Nível 1-A?
Resposta: Não, para uma personagem ser considerada 1-A, ela deve transcender dimensionalidade ou afetar seres, estruturas e afins que transcendam a dimensionalidade, apenas existir em uma estrutura do tipo não é o suficiente para conceder este Nível.
P: Uma personagem com dimensionalidade pode afetar e/ou derrotar personagens 1-A ou superiores? Se sim, isto implicaria que a personagem na verdade tem uma existência 1-A ou superior?
Resposta: Sim, mas, a personagem continuaria tendo existência dimensional, conforme explicado anteriormente, na ficção, uma personagem pode ter uma potência de ataque superior ao seu nível existencial, desta forma, uma personagem pode ser 3D com um poder ofensivo ou outras coisas que sejam nível 1-A ou superiores, as permitindo afetar e derrotar personagens de existência 1-A.
P: Qual seria o nível de uma personagem que é descrita transcendendo e vendo "1-A como um plano bidimensional"?
Resposta: 1-A Alto, pois essa perspectiva e transcendência é a mesma que uma estrutura Meta-Dimensional teria sobre dimensões.
P: Uma obra com um caso acima implicaria que as estruturas na verdade seriam dimensões, e estariam limitadas ao Nível Superdimensional Alto e inferiores?
Resposta: Não, é importante lembrar que na ficção, a lógica pode ser diferente da vida real, oque permite que ideias como "uma dimensão além das definições tradicionais" exista. Nosso sistema de níveis considera justamente esta lógica, portanto, mesmo que dentro de uma obra (contexto ficcional) seja apenas uma dimensão superior, se essa dimensão superior enxergar as dimensões inferiores que contêm o 1-A como um plano dimensional, isso seria considerado high 1-A, lembrando que cada caso é cada caso, e por tanto, o tier de uma estrutura do tipo pode variar dependendo do contexto e da obra fictícia.
P: Porque a ausência de conceitos como dimensões, espaço e afins, podem levar uma personagem ou estrutura ao Nível 1-A?
Resposta: Certas obras de ficção tratam a ausência de uma qualidade como uma transcendência sobre a mesma, neste caso, uma estrutura ou personagem sendo ausente da qualidade e conceito de "dimensões", justamente por uma transcendência sobre as mesmas, isto ocorre porque a existência da personagem ou estrutura transcender aqueles conceitos pode significar que não necessita dos mesmos para existir, por isto a mesma é ausente de qualidades dimensionais. Lembrando que, este nem sempre é o caso, cada caso deve ser analisado com clareza e de acordo com o seu respectivo contexto.
Transcendência R>F
P: Porque esta Wiki considera que uma "Transcendência R>F" automaticamente seja Nível Meta-Dimensional ou superior?
Resposta: Recomendamos conferir a [nossa página de explicação sobre R>F] caso queira uma explicação mais detalhada, mas, resumidamente, a diferença entre a "ficção" e a "realidade" é mais que dimensional, pois a "realidade" transcenderia a todos os conceitos "fictícios", oque incluiria a conceitos como espaço e dimensionalidade, ademais, não importa quantas dimensões sejam empilhadas na camada inferior, o mero fato de ser "ficção" faria com que nenhuma dimensão "fictícia" pudesse alcançar a "vida real", este é outro motivo para considerarmos R>F Meta-Dimensional.
P: Uma Transcendência R>F sobre uma estrutura dimensional, como 3D ou 4D, ainda é considerada Meta-Dimensional?
Resposta: Sim, independentemente do que é transcendido, uma Transcendência R>F é sempre Meta-Dimensional, pelo o mesmo motivo citado anteriormente (transcendência sobre os conceitos de espaço, dimensionalidade e afins).
P: Dimensões superiores enxergam as dimensões inferiores como "ficções", isto significaria que R>F na verdade é uma diferença dimensional?
Resposta: Não, todas as dimensões são igualmente reais, falas de "dimensões superiores enxergam dimensões inferiores como ficção" não são consideradas o mesmo que uma transcendência R>F, pois obviamente, a ideia de "transcender e enxergar como uma ficção" neste contexto se trata apenas uma metáfora para falar de uma diferença mais que infinita (mas ainda quantitativa) entre as dimensões.
Outros
P: Esta Wiki é apenas para o Powerscaling de personagens e cosmologias fictícias?
Resposta: Não, também é permitida a criação de páginas sobre poderes, equipamentos, armas e afins da ficção.
P: Oque são "Haxs"?
Resposta: "Haxs" é um termo que se refere a todo poder ou habilidade da personagem fictícia em questão, um "Hax" varia desde de coisas simples, como atributos físicos sobre-humanos ou [maestria em armas], até poderes complexos e poderosos, como a [manipulação de roteiro] por exemplo.
P: E quanto a Onipotência, Teologia e afins? Qual seria o nível desses e outros conceitos?
Resposta: Por diversos motivos, ideias como Onipotência e semelhantes são inexistentes na ficção, por isso, nossa Wiki considera que uma personagem, conceito ou qualquer outra coisa fictícia dita como "Onipotente", no máximo apenas origina e transcende a sua respectiva cosmologia.
P: Qual seria o nível de ideias como realismo modal, multiverso e afins?
Resposta: Nossa Wiki tenta respeitar ao máximo a liberdade criativa dos escritores, por este motivo, nós consideramos que conceitos como realismo modal ou tipos de multiverso não tem um nível em específico, dependendo inteiramente de como o autor trabalha estes conceitos em sua respectiva ficção.
P: Oque significa o termo "afetar" que é utilizado no sistema hierárquico?
Resposta: "Afetar" neste caso, é usado como um termo geral que serve de sinônimo de tremer, rachar, fundir e etc.
P: Porque afetar estruturas de certos niveis, automaticamente concede aquele nível em específico?
Resposta: Devido a forma que nosso sistema hierárquico funciona, a partir de certos níveis, existe uma diferença mais que qualitativa de poder, por isso, o mero ato de afetar estruturas do tipo (mesmo que minimamente) já é um feito mais que infinitamente superior aos níveis inferiores.
P: Oque é "Baseline (Linha Base)"?
Resposta: poderia se dizer que são "Sub-niveis" dentro daquele nível em específico, por exemplo, Y tem o feito de destruir 3 galáxias, e X tem o feito de destruir 10 galáxias, ambas as personagens são Nível Multi-Galáxia, mas, X tem uma linha base maior, pois destruiu mais galáxias.
P: Porque essa Wiki não tem um "Tier 0"?
Resposta: O nosso Sistema Hierárquico baseasse principalmente no sistema da CSAP, que por sua vez, não tem um Tier 0, além de outros fatores que nos levaram a "abandonar" o "Tier Boundless".
P: Se uma personagem não destrói uma estrutura de um nível em específico, isto significaria que o seu [poder ofensivo] não é daquele nível?
Resposta: Na ficção uma personagem pode ter um poder ofensivo superior ao seu poder destrutivo, oque significa que por exemplo, uma personagem pode ter uma potência de ataque de nivel cidade, enquanto seus ataques destroem apenas poucos metros. Isto pode ocorrer por diferentes fatores, e é geralmente um mero fator de alcance, não um "desfeito" que rebaixa o nível de uma personagem.